Notas Utópicas

Espaço dedicado à notas, notícias, artigos, entrevistas e demais materiais para mapear perspectivas utópicas e suas práticas.  

ABRIL 2025

Breque dos Aplicativos 2025: um balanço preliminar

Movimento que despontou esta semana em várias partes do país capilarizou-se como nunca, teve apoio popular e agora conta com articulação nacional embrionária. Mas plataformas mantêm seu poder – inclusive porque governo não se posiciona e sindicatos hesitam.

MARÇO 2025

Entrevista – Nancy Fraser

O mundo está enfrentando múltiplas crises simultaneamente: mudanças climáticas, ascensão de movimentos autoritários e exploração de mão de obra do Sul Global, entre outros. A professora de filosofia e política da New School, Nancy Fraser, diz que “não pode ser uma coincidência” – na raiz de tudo isso está o capitalismo. Então, como os movimentos de resistência constroem um poder grande o suficiente para revidar? E será necessária uma reestruturação fundamental da sociedade?

No UpFront , Marc Lamont Hill conversou com a professora de filosofia e política da New School, Nancy Fraser.

Entrevista – Crise mental: O impacto no trabalho 

O Brasil teve uma alta de 68% no número de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão no ano passado. Foram quase 500 mil, o maior número em uma década, segundo um levantamento exclusivo feito pelo g1. Um problema que é mundial: os afastamentos do trabalho provocados por ansiedade e depressão geram um prejuízo global de US$ 1 trilhão por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É neste cenário de alerta que o governo anunciou a atualização de uma norma com diretrizes sobre saúde mental no ambiente de trabalho. As regras, publicadas pelo Ministério do Trabalho, passam a valer em maio e podem gerar multa para as empresas, caso sejam identificadas questões como assédio moral e condições precárias de trabalho. Neste episódio, Natuza Nery conversa com Poliana Casemiro, repórter do g1 e uma das autoras do levantamento, feito em conjunto com a repórter Rayane Moura — elas analisaram dados exclusivos obtidos com o Ministério da Previdência Social. Poliana explica o que muda com as novas regras do governo e faz um raio-x dos números que revelam a existência de uma crise de saúde mental entre trabalhadores brasileiros. Ela conta o que ouviu de quem trabalha e relata como empresas atuam para mitigar o problema. Depois, Natuza conversa com a psicoterapeuta Renata Paparelli. Professora de Psicologia e coordenadora da Clínica do Trabalho na PUC-SP, Renata também coordena o Núcleo de Ações em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. É ela quem analisa o que está por trás da explosão de casos de afastamento do trabalho por problemas como depressão e ansiedade.

ABRIL 2024

ASSIM O NEOLIBERALISMO CAPTUROU A FAMÍLIA

Nos anos 60, o sistema saiu em defesa desta instituição: desmontar o Estado, exigia que ela assumisse o ônus do bem-estar social e de dívidas individuais, transmitidas entre gerações. Movimentos, hoje, a contestam: seria frente de luta anticapitalista?

Entrevista com Melinda Cooper

NANCY FRASER VÊ SAÍDAS AO CAPITALISMO CANIBAL

Pensadora provoca: há algo além da necessária luta de classes. Diante da metástase do sistema, o embate deve incluir nova gramática de vida – e o Cuidado tem papel crucial. Isso existe ação política e, talvez, o populismo de esquerda

MARÇO 2024

sARAH sPECK: Una historia feminista del Instituto de Investigación Social

En la primera conferencia del año, “Una historia feminista del Instituto de Investigación Social”, Sarah Speck, codirectora del Consejo de Investigación, buscará reconstituir y contar una historia diferente de la famos Escuela de Frankfurt. La socióloga recuperará los aportes de las intelectuales que han formado parte de su historia, poniendo en jaque distintos mecanismos de invisibilización del trabajo teórico y académico de las mujeres.