Em período de grave crise política, econômica, sanitária e humanitária que sucedeu o golpe de 2016 e antecededeu a vitória da democracia, inclusive fragilizada com a preemente tentativa de golpe ocorrido em 8 de janeiro de 2023, o FPEI, de caráter suprapartidário e interinstitucional, comprometido com o direito a Educação Infantil, aberto ao debate público e democrático tem participado e organizado diferentes ações e manifestos para garantir os direitos de bebês e crianças, em defesa das relações democráticas nos diferentes espaços em que estes estão presentes, reafirmando a preservação da vida e considerando sempre o contexto dos avanços históricos da primeira etapa da educação básica, sem retrocessos e sem anistia, em 2025 propõe a realização do X Congresso Paulista de Educação Infantil (COPEDI) e do VI Simpósio Internacional de Educação Infantil.

Para assegurar a ampliação das fronteiras dessas ações e estabelecendo parceria com a Universidade Federal do ABC, desenhamos coletivamente essa proposta que evidencia a formação de todos/as sujeitos da ação educativa, considerando-a como mais um espaço de diálogo, de encontro, de luta e de resistência. Com o título “Não me mandem fazer direito, eu não sou colonizado”: educação infantil como prática da liberdade, inspirado nas defesas de Nego Bispo, apresentamos o nosso desejo de confluenciar diferentes saberes, modos de aprender e ensinar na defesa de uma educação pública e libertadora para bebês e crianças. Desejamos que os encontros constituam grandes, horizontais e potentes rodas de conversas coletivas, descolonizadas e sem hierarquias, constituindo-se em espaços em que diferentes vozes possam se erguer e se unir, realizando um movimento que liberta os silenciamentos históricos.

Para tal, inspiradas neste pensamento reafirmamos a luta contracolonial defendida pelo poeta e ativista Nêgo Bispo traçando para esse evento o objetivo de potencializar encontros e vivências buscando diferentes experiências de territórios culturais- educativos, pois acreditamos que o conhecimento se constrói com o outro, na troca entre os diferentes saberes.

Quando nós falamos tagarelando

E escrevemos mal ortografado

Quando nós cantamos desafinando

E dançamos descompassado

Quando nós pintamos borrando

E desenhamos enviesado

Não é porque estamos errando

É porque não fomos colonizados.

(Nêgo Bispo)

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


MODALIDADES:

  1. Apresentação oral
  2. Relato de experiências ou pesquisas

CRITÉRIOS: os trabalhos devem estar de acordo com os eixos escolhidos e conter a seguinte formatação: Título e nome; 8 mil caracteres com bibliografia; Times New Roman 12; Espaçamento: 1,5 cm. Entrega em Word e PDF

PRAZO PARA SUBMISSÕES:

        14 de abril a 05 de maio (PRORROGADO)

Email: fpeisp@gmail.com